terça-feira, 9 de setembro de 2014

Conheça os palestrantes

Estamos organizando um breve currículo com informações dos palestrantes de todas as mesas-redondas e conferências. Durante o evento, haverá uma extensa programação, com a participação de palestrantes como o sociólogo alemão Wolfgang Schluchter, além de pesquisadores da Alemanha, Espanha e Turquia, além da USP, PUC, UnB, UFF, entre outras.



Segunda feira, dia 15 de Setembro (Auditório da BCZM)
Abertura do evento: 18h
MESA REDONDA 01: Max Weber nos seus 150 anos: O que ele tem a nos dizer hoje? 18h
• Wolfgang Schluchter • Michael Vester • Boike Rehbein



WOLFGANG SCHLUCHTER

Nasceu em 1938 em Ludwigsbug, na Alemanha. Passou por Universidades americanas como Pittsburgh, New School of Social Research em  New York, University of Berkeley), participou da reestruturação da Universidade em Leipzig após a unificação alemã.

É professor de sociologia na Universidade de Heidelberg desde 1976, tendo se tornado professor emérito da mesma universidade em 2006. É detentor das Obras do sociólogo Max Weber, tendo editado obras completas desde autor a partir de um projeto que se iniciou em meados dos anos de 1970.



MICHAEL VESTER

Nasceu em 1939, em Berlim, Alemanha. É professor de Ciência Política na Universidade de Hannover desde 1971.
Atualmente, é Professor de Ciência Política na Universidade Leibniz, de Hannover, com o titulo de professor emérito.
Suas principais áreas de pesquisa: meio ambiente, movimentos sociais, estrutura social e de mudança social.






BOIKE REHBEIN

Nasceu em 1965, em Berlim, Alemanha.
Rehbein foi diretor do programa de Estudos Globais na Albert-Ludwigs-Universität mudando em seguida para a Universidade Humboldt, de Berlim, onde é professor desde 2009.










Terça-feira, dia 16 de Setembro (Auditório B do CCHLA)
MESA REDONDA 02: Max Weber e o patrimonialismo brasileiro: 09h às 13h
• Jessé Souza • Rubem Barboza • Marcos Abraão • Werneck Vianna • Francisco Colóm


JESSÉ SOUZA

Doutor em Sociologia pela Karl Ruprecht Universität Heidelberg e livre docente em sociologia pela Universität Flensburg, com pós-doutorado pela New School for Social research de Nova Iorque e pela Universität Bremen, na Alemanha. Escreveu e organizou diversos livros sobre teoria social, sociologia política e teoria da modernização periférica. Mais recentemente, Die naturalisierung der ungleichheit (VS Wissenschaften) e A teoria crítica no século 21 (Annablume).

Atualmente, é professor titular de sociologia da Universidade Federal de Juiz de Fora e coordenador do Centro de Pesquisa sobre desigualdade social (CEPEDES/UFJF). É bolsista do CNPq/Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, coordenando pesquisa PRONEX vinculada ao referido centro de pesquisa.



RUBEM BARBOZA FILHO

Professor titular da Universidade Federal de Juiz de Fora. Possui graduação em Filosofia pela Universidade Federal de Juiz de Fora, mestrado em Ciência Política pela UFMG e doutorado em Ciência Política pela Sociedade Brasileira de Instrução – IUPERJ.

Tem experiência na área de Ciência Política, com ênfase em Pensamento Político Ibero Americano, atuando principalmente nos seguintes temas: democracia, teoria política, pensamento político ibero-americano, cultura política e iberismo. Foi coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal de Juiz de Fora de 2005 a 2011.




WERNECK VIANNA

Professor do Departamento de Ciências Sociais da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, é formado em Ciências Sociais e Direito. Mestre em Ciência Política pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (Iuperj), atualmente é pesquisador da instituição e tem como linha principal linha de pesquisa o Poder Judiciário. Obteve título de doutor em Sociologia pela Universidade de São Paulo, em 1976.

Concluiu o curso de graduação em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro em 1962. Em 1967, terminou uma segunda graduação, em Ciências Sociais, pela UFRJ. Foi presidente da Associação Nacional de Pós Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais (ANPOCS). Foi professor do IUPERJ.





Terça | 16/09 | Auditório B do CCHLA
15h às 19h | Max Weber e a nova religiosidade brasileira
• Brand Arenari • Roberto Dutra • Eurico Santos • Carlos Sell


BRAND ARENARI
Professor na empresa Universidade Cândido Mendes - UCAM. Depois da graduação em Ciências Sociais fez mestrado no programa de pós-graduação em Cognição e Linguagem também da Uenf, em Campos dos Goytacazes,RJ.
Logo após, teve uma rápida passagem como aluno de doutorado no IUPERJ, e de lá seguiu para o doutorado Universidade Humboldt em Berlim, Alemanha. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia da religião e teoria social.

ROBERTO DUTRA
Doutor em Sociologia pela Humboldt Universität zu Berlin, mestre em Políticas Sociais pela UENF. Atualmente é Professor Associado do Laboratório de Gestão e Políticas Públicas (LGPP), Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF). Temas de interesse: teoria social, sociologia da estratificação social, sociologia da religião, teoria do reconhecimento social, teoria da modernidade, teoria dos sistemas, sociologia da administração pública.


CARLOS SELL
Pesquisador do CNPQ com pós-doutoramento na Universidade de Heidelberg (Ruprechts-Karl Universität), Alemanha (2010/2011). Atualmente é professor do Departamento de Sociologia e Ciência Política da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina.

Possui graduação em Filosofia, realizada na Fundação Educacional de Brusque, em 1994, e os títulos de Mestre (1997) e Doutor (2004) em Sociologia Política, ambos realizados na Universidade Federal de Santa Catarina/UFSC.

Desenvolve pesquisa CNPQ (Bolsista de Produtividade em Pesquisa) sobre o pensamento de Max Weber, discutindo os temas da racionalidade e do racionalismo, com ênfase em sua sociologia da religião e em sua sociologia política.

A partir de 2013, atua como Coordenador do GT de Teoria Sociológica da SBS (Sociedade Brasileira de Sociologia) e do GT de Teoria Social da ANPOCS (Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais). Membro do grupo de pesquisa Núcleo de Sociologia Econômica e do Núcleo de Pesquisa Sociofilo (IESP/RJ). Publicou, pela Editora Vozes, o livro MAX WEBER E A RACIONALIZAÇÃO DA VIDA.








Quarta | 17/09 | Auditório B do CCHLA
09h às 13h | Max Weber e o capitalismo hoje
• Hans-Jürgen Burchardt • Carlos Sávio Teixeira • Ricardo Visser
• Aylin Topal • Tamer Soyler


HANS-JÜRGEN BURCHARDT 

Econominsta e cientista social alemão. É professor de Relações Internacionais e inter-sociais na Universidade de Kassel. Sua pesquisa se concentra sobre as relações Norte-Sul, política social global, democracia e desigualdade social, a globalização e América Latina .

De 1988 a 1992, estudou sociologia e economia na Universidade de Freiburg. Entre os anos de 1992 a 1993, realizou estudo na Universidade de Havana, em em que participou de um projeto de pesquisa sobre as reformas nos países em transição e integração regional.  De 1993 a 1996 estudou  Ciências Sociais e Econômicas na Universidade de Bremen. Entre 2003 e 2005 foi líder do projeto de pesquisa no Instituto de Estudos Ibero-Americanos de Hamburgo (GIGA Instituto de Estudos Latino-Americanos).
Desde 2005, é professor  de "relações internacionais e inter-sociais", na Universidade de Kassel.




CARLOS SÁVIO TEIXEIRA

Bacharel e Licenciado em Ciências Sociais pela UFF (1997). Possui mestrado em Ciência Política - USP (2004) e em Comunicação, Imagem e Informação, obtido na UFF (2000).
Doutor em Ciência Política pela USP (2009). Professor Adjunto do Departamento de Ciência Política da Universidade Federal Fluminense desde 2010, onde atua na Graduação em Ciências Sociais e na Pós-Graduação em Ciência Política e coordena o Laboratório de Alternativas Institucionais no qual desenvolve duas pesquisas:
1) uma sobre a as alternativas institucionais contemporâneas cuja finalidade é enfrentar o desafio de propor alternativas institucionais para os grandes problemas brasileiros que requerem inovações institucionais, como a ampliação de oportunidades para o universo de pequenos e médios empreendimentos onde se situam a maioria da força de trabalho brasileira e a mudança em nossa organização institucional da política desmobilizadora da cidadania política;
2) Outra, esta internacional, em conjunto com colegas brasileiros, alemães e indianos, acerca das formas de classificação e legitimação social prevalecentes no Brasil, na Alemanha e na Índia.
De 2002 a 2006 foi comentarista político da TV Educativa. De 2007 a 2009 exerceu o cargo de Assessor Especial do Gabinete do Ministro da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República




RICARDO VISSER 
Formado pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (Puc-Rio) em 2007 e mestrando pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2008). Doutorando em Sociologia pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Atualmente trabalha no Centro de Pesquisa em Desigualdade Social (CEPEDES) desde 2008.







AYLLIN TOPAL
BS METU, MS Bilkent University, Ph.D. New School for Social Research
Áreas de interesse:
Economia Política do Desenvolvimento
Economia Política Agrária
América latina
Relações Estado-Capital-Trabalho sob neoliberalismo





TAMER SOYLER
Estudou Relações Internacionais na Universidade de Istambul. Passou dois semestres em os EUA entre os anos de 2000 e 2001, estudando política comparada.
Tem um mestrado em Estudos Globais na Universidade de Freiburg, Alemanha, e Universidade de KwaZulu-Natal, da África do Sul. Estudou na Universidade Jawaharlal Nehru, na Índia, e escreveu sua dissertação de mestrado em crítica da modernidade de Gandhi. Ele completou a pesquisa preliminar sobre a globalização e religião em KwaZulu-Natal, África do Sul, e na desigualdade, em Nova Delhi, na Índia. Ele tem planejado pesquisa sobre a globalização e religião e desigualdade na América Latina.
Faz parte de dois projetos de pesquisa: A desigualdade global e classificação social, financiado pelo CNPq e DFG; e Na parte inferior da sociedade: uma comparação dos mecanismos de exclusão social na Índia e na Alemanha, financiado pelo DAAD e UGC.




Quarta | 17/09 | 15h às 18h | O Trabalho em Max Weber (Auditório C)
• Carlos Sell • César Sanson • Ana Patrícia Dias



CARLOS EDUARDO SELL
Pesquisador do CNPQ com pós-doutoramento na Universidade de Heidelberg (Ruprechts-Karl Universität), Alemanha (2010/2011). Atualmente é professor do Departamento de Sociologia e Ciência Política da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina.
Possui graduação em Filosofia, realizada na Fundação Educacional de Brusque, em 1994, e os títulos de Mestre (1997) e Doutor (2004) em Sociologia Política, ambos realizados na Universidade Federal de Santa Catarina/UFSC. Tem experiência na área de Sociologia, voltando-se prioritariamente para os temas da Teoria Sociológica. Desenvolve pesquisa CNPQ (Bolsista de Produtividade em Pesquisa) sobre o pensamento de Max Weber, discutindo os temas da racionalidade e do racionalismo, com ênfase em sua sociologia da religião e em sua sociologia política.
Desde 2013, atua como Coordenador do GT de Teoria Sociológica da SBS (Sociedade Brasileira de Sociologia) e do GT de Teoria Social da ANPOCS (Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais). Membro do grupo de pesquisa "Núcleo de Sociologia Econômica" [NUSEC] e do Núcleo de Pesquisa Sociofilo (IESP/RJ). Publicou, pela Editora Vozes, o livro MAX WEBER E A RACIONALIZAÇÃO DA VIDA.





CESAR SANSON


Professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN. Área de docência e pesquisa: sociologia do trabalho. Possui graduação em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica - PUC-PR (1981) com especialização em Economia e Trabalho pela UFPR (1997), mestrado (2003) e doutorado (2009) na área da sociologia do trabalho pela UFPR.




ANA PATRICIA DIAS  

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN (1998), mestrado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN (2002) e doutorado em Sociologia pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal da Paraíba - UFPB (2011), com estágio doutoral no Centro de Estudos Sociais (CES), da Universidade de Coimbra. Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN. Possui experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia do trabalho, atuando principalmente nos seguintes temas: precarização, flexibilização, terceirização, reestruturação produtiva, educação e trabalho e trabalho e qualificação. No âmbito da docência vivenciou experiências no Ensino Médio e no Ensino Superior, ministrando as seguintes disciplinas: sociologia e filosofia (Ensino Médio), Educação e Trabalho, Sociologia da Educação, Sociologia da Administração, Sociologia do Desenvolvimento, Ciência Política, Introdução à Sociologia, Métodos e Técnicas de Pesquisa (Ensino Superior), entre outras.





← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

BAIXE OS ANAIS 2014

BAIXE OS ANAIS 2014
Clique na imagem!

BAIXE TAMBÉM OS ANAIS OFICIAIS DE 2012

Contato

cesoufrn@gmail.com

Postagens populares

Seguidores

Total de visualizações