MAX WEBER

Biografia de Max Weber:
Max Weber (1864-1920) foi sociólogo e economista alemão. Escreveu o livro “A ética Protestante e o Espírito do Capitalismo”.

Max Weber (1864-1920) nasceu em Erfurt, Turíngia, Alemanha, no dia 21 de abril de 1864. Foi nomeado professor de economia da Universidade de Heidelberg. Entre 1900 e 1918, ficou afastado do magistério em consequência de um colapso nervoso. No período que ficou afastado, colaborou em diversos jornais alemães e realizou diversas pesquisas.

Max Weber é considerado um dos fundadores da sociologia moderna, ao lado de Conte, Marx e Durkheim. Suas obras principais são “Economia e Sociedade” e “A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo”. Nesse último livro, o sociólogo realizou importante estudo sobre como a religião, especialmente o protestantismo nos EUA, foi um fator importante para a consolidação do capitalismo. Em contrapartida, Weber achava que o catolicismo tradicional poderia ser um fator impeditivo para o desenvolvimento e prosperidade econômica de países que praticavam aquela religião. Isso se devia ao fato do ideário católico pregar a condenação do lucro. Já a religião protestante possuía maior identificação com a produção de riquezas, justamente, por valorizar o mérito pessoal e o trabalho como meios de valorização espiritual.

Max Weber possui muitos seguidores, entre eles o sociólogo francês Raymond Aron, o ensaísta brasileiro José Guilherme Merquior e o escritor Sérgio Buarque de Holanda.

Max Weber morreu em Munique, vítima de pneumonia, no dia 14 de junho de 1920.

Um comentário:

  1. "A Comissão de certificados do CESO já enviou TODOS os certificados dos participantes dos GT's, Coordenadores de GT's, Monitores e Comissão organizadora, e, ainda, Coordenadores e palestrantes das Mesas Redondas do Seminário do Weber.

    Igualmente, foram preenchidas as frequências das Mesas Redondas de TODOS os participantes anteriormente inscritos no Seminário do Weber. Portanto, TODOS estão com seus certificados disponíveis no Sigaa.

    Aqueles que preencheram as folhas de NÃO-INSCRITOS, por motivos múltiplos, ainda não tiveram seu cadastramento realizado no sistema - o que se espera que seja feito em breve, a cargo de um membro da secretaria do CESO (e não da Comissão de certificados).

    Quem ainda não recebeu o certificado, poderá entrar em contato com a Comissão pelo email: certificados.weber150colceso@gmail.com"

    ResponderExcluir

Página inicial

BAIXE OS ANAIS 2014

BAIXE OS ANAIS 2014
Clique na imagem!

BAIXE TAMBÉM OS ANAIS OFICIAIS DE 2012

Contato

cesoufrn@gmail.com

Postagens populares

Seguidores

Total de visualizações